10-feira-de-ciênciaA Cultura e as Ciências no município de Ipueiras pôde celebrar nesta sexta-feira dia 11 mais uma Feira de  Ciências do Colégio Estadual Otacílio Mota, escola surgida na década de 1960 e que nos dias atuais funciona como Escola de Ensino Médio. O CEOM oferece cursos de Empreendedorismo e Robótica além do ensino tradicional, estes cursos são ofertados no Laboratório  de Informática, com a professora Elenilda , curso online e também no Laboratório de Ciências, com professores Ronaldo Paiva e Osvaldo Negreiros.

Esta foi a 10ª edição da Feira de Ciências no CEOM (como é carinhosamente chamado), a tradição começou no ano de 2006, quando o então Diretor José Fernando juntamente com sua equipe de coordenadores e professores realizaram a Expociências, um sucesso com a participação de anexos da região serrana e sertão. De lá para cá anualmente vem sendo realizada, com exceção de 2010( este ano de 2010, fora realizados trabalhos em laboratório sem exposição aberta),  cada vez mais com foco na pesquisa cientifica.

O carro chefe destas pesquisa tem se dado no ramo da tecnologia, em 2015 o CEOM conquistou sua 1ª medalha em Exposição Regional com o projeto Bengala Tecnológica dos alunos do 3º ano B e apresentado pelas alunas Juciane Aragão e  Natália Freitas. Em 2015 a Escola apoiada pelo Diretor Erick Aragão participou do curso de Robótica Educacional realizado do CED(Centro de Educação à Distância), em Sobral com os alunos: Rafael Santos, Nilson Junior, Luis Alex e Arthur Alcântara. Acompanhado do professor Ronaldo Paiva, vindo ao fim do curso participar da Olimpíada Cearense  de Robótica Etapa Sobral.

Já em 2016 o professor mobilizou um número maior de alunos sendo estes; Joice Maria, Julia Maria, Lucas Sousa, Ramiro Miranda, Márcio, Ezequiel Rosa, Nathália, Mikaelle, Ana Carolina, Caio Arthur e Arthur Alcântara, alunos estes dos anos 1º, 2º e 3º, turno manhã que mensalmente se encontram em Sobral para participar do curso de Robótica Educacional com Arduino, onde se aprende a linguagem básica de programação e prática de construção e manipulação de um carrinho robô usando o microcontrolador uno R3, sendo que ao final do curso estarão  aptos a participar de uma competição.

O resultado disso é que os alunos estão desenvolvendo trabalhos de pesquisa relacionados a robótica como foram apresentados nesta edição da Feira, os projetos que se destacaram: Sistema de Irrigação com arduino (Irrigafácil), Robô Comandado por Bluetooth, estes projetos diretamente relacionados com o microcontrolador arduino é apoiado pela Gestão da escola e acompanhado de perto pelo Coordenador da Área de Matemática professor Renato Moreira da Rocha, que inclusive se desloca acompanhando os alunos juntamente com o professor Ronaldo Paiva. Os recursos para compra de material são obtidos por doações voluntárias de gestão e professores, empresários e realização fora do ambiente escolar de rifas, para que se compre material para realizações de aulas no Laboratório.

Outro projeto citado  acima, Empreendedorismo na Escola partiu da iniciativa do Professor Osvaldo Negreiros e que juntamente com o professor Ronaldo Paiva, que abraçaram a ideia e desenvolvem projetos de iniciação empreendedora formada por seis equipes que expuseram seus trabalhos nesta Feira como demonstração de seus empreendimentos, terá como ápice a 1ª Feira de Química : Empreendedorismo na Escola, que será realizada em 30 de novembro na praça do colégio, fechando os trabalhos do Laboratório com bastante trabalho mostrado neste ano tão produtivo  participaremos da Olimpíada de robótica promovida pelo CED em data não definida.

PROJETOS VENCEDORES!!
EM CONFORMIDADE COM EDITAL DA 10 FEIRA DE CULTURA E CIÊNCIAS DO CEOM – CULTURA, TECNOLOGIA E CIÊNCIA, E EDITAL DE ADITIVO COM ACRÉSCIMO DA CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL, PUBLICAMOS OFICIALMENTE O RESULTADOS DOS TRABALHOS PREMIADOS.

LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.
1° LUGAR: Ipueiras, Nossa Terra seus Autores – 175 Pontos.
2° LUGAR: Cultura no Bairro da Estação – 155 Pontos.
3° LUGAR: A Influência da Música na Sociedade – 75 Pontos.

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS.
1° LUGAR EMPATADOS: Realidade Virtual e Irriga Fácil – ambos com 190 Pontos.
2° LUGAR: Leque Sustentável – 185 Pontos.
3° LUGAR: Alimentação e Nutrição – 170 Pontos.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS.
1° LUGAR: Fascínios do Cérebro – 165 Pontos.
2° LUGAR: O Calar de Anjos – 145 Pontos.
3° LUGAR: O Processo Histórico da Comunidade de Coite – 135 Pontos.

CATEGORIA ENSINO FUNDAMENTAL.
1° LUGAR: As Drogas mais Devastadoras – 205 Pontos.
2°LUGAR: Holograma para Dispositivos Móveis – 185 Pontos.
3° LUGAR: Fluido não Newtoniano – 170 Pontos.

Comissão Avaliadora:
Prof. Carlos Pereira.
Prof. Paulo Ferreira.
Prof. Manoel Jorge
Prof. Fernando Lima.
Prof. Evaldo Carneiro.
Prof. Wiliam Moreira.
Prof. Gilberto.
Prof. Samuel Araujo.

Nordeste Notícia com informações de Ronaldo Paiva